5 erros que precisam ser evitados na contabilidade do seu varejo

Para que um comércio consiga chegar cada vez mais longe e permaneça sempre em dia com o fisco, o empresário e empreendedor precisa levar em consideração que alguns erros precisam ser evitados na contabilidade do seu varejo.

Seja por falta de orientação especializada ou falhas de gestão, existem alguns erros que podem comprometer de forma significativa o desempenho de uma empresa.

Sabendo disso, a Coan Contábil decidiu listar neste conteúdo, 5 erros contábeis que o comerciante precisa evitar para levar a sua empresa ao sucesso.

Para saber mais e não cometer tais falhas, continue conosco e acompanhe com atenção, todos os itens que vamos apresentar na sequência deste conteúdo.

1.Falta de planejamento tributário

Dados do IBGE apontam que cerca de 95% das empresas brasileiras pagam mais impostos que o necessário, comprometendo os seus próprios resultados.

Na maioria dos casos, esse número alarmante está relacionado a falta de planejamento tributário e assessoria contábil especializada.

Em meio a complexidade da legislação fiscal brasileira, empresas que não contam com a assessoria de um escritório contábil atualizado e realmente preocupado com os resultados dos seus clientes, acabam ficando no prejuízo, pagando mais impostos.

2.Deixar de emitir notas fiscais

Quando o assunto são erros que precisam ser evitados na contabilidade do seu varejo, a não emissão de notas fiscais é um deles.

A Lei 8.846 de 1994 deixa claro que a emissão de nota fiscal, recibo ou documento equivalente, relativo à venda de mercadorias, deverá ser efetuada, para efeito da legislação do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza, no momento da efetivação da operação.

Por sua vez, as empresas que deixam de cumprir com essa obrigatoriedade, estão sujeitas a uma série de sanções e penalidades, bem como seus representantes legais, que podem responder por crime de sonegação fiscal, com pena que varia de multa a prisão.

3.Não organizar e controlar o estoque

Dentre os erros que erros precisam ser evitados na contabilidade do seu varejo, também não podemos deixar de destacar a falta de organização e controle de estoque.

Sem um controle de estoque organizado, a contabilidade não consegue gerar relatórios fundamentais, como o Balanço Contábil com precisão.

Além disso, algumas obrigações acessórias podem ser transmitidas com informações divergentes da realidade, gerando problemas futuros entre a empresa e o fisco.

4.Não enviar as declarações exigidas pelo fisco

Quando o assunto é obrigações acessórias, deixar de enviar ou perder o prazo para a transmissão de declarações obrigatórias, é um dos erros que também precisa ser evitado.

Toda empresa, independente do porte ou segmento, possui algumas declarações a enviar periodicamente ao fisco, e, portanto, precisa mantê-las em dia.

Deixar de enviar declarações ou transmiti-las fora do prazo pode gerar multas e sanções diversas, dentre elas, a suspensão do CNPJ. 

5.Deixar a contabilidade em segundo plano

Por fim, podemos resumir os erros que precisam ser evitados na contabilidade do seu varejo em um único item: deixar a contabilidade em segundo plano.

O contador é o maior e melhor parceiro do empreendedor. Não deixe a contabilidade para depois, mantenha a gestão contábil da sua empresa em dia e evite problemas com o fisco.

Procurando soluções completas em contabilidade para o seu negócio? Conte com a Coan Contábil! Entre em contato conosco.

(11) 3855-3439 ou (11) 9 8251-5110

contato@coancontabil.com.br