Uma das maiores preocupações dos empreendedores é como deixar o seu patrimônio protegido. A holding de incorporação e participações societárias se tornaram as opções ideais para atingir esse objetivo.
A holding tem a finalidade de controlar e exercer influências sobre outras empresas. Apesar de existir vários tipos de holding, é muito comum ver a sua atuação no mercado imobiliário através da holding de incorporação.
Desse modo, continue acompanhando este conteúdo para entender o que é e como uma holding pode ajudar na proteção do seu patrimônio.
O que é uma holding?
A palavra “holding” é uma derivação do verbo inglês “to hold” que significa “segurar”. No universo corporativo, a holding é uma sociedade que exerce controle sobre outras empresas.
Isso quer dizer que uma holding é a empresa gestora de participação social sobre outras empresas e, dessa forma, ela é a que realiza a tomada de decisão e a gestão das demais empresas.
O que é uma holding de incorporação e participações societárias?
A holding de incorporação de participações societárias centraliza a gestão de empresas que possuem sociedades próprias.
Portanto, isso quer dizer que, neste caso, a holding assume a responsabilidade de proteger os acionistas minoritários quando estes preferem não se envolver nas atividades comerciais.
A empresa atua exclusivamente como gestora e, geralmente, possui profissionais especializados em administração que estabelecerão estratégias, vão traçar e realizar planos e tomarão decisões apropriadas às condições econômicas do negócio.
O que fazer para uma empresa ser considerada holding?
Para ser considerada uma holding, é necessário que a empresa seja responsável por pelo menos 51% das ações de todas as empresas do grupo.
Assim, as demais empresas do grupo passam a ser chamadas de empresas subsidiárias e a holding de empresa-mãe, que centraliza a administração do negócio e exerce poder sobre as decisões administrativas, financeiras e políticas.
Como a holding pode ajudar na proteção do patrimônio dos sócios do negócio?
A holding atua na proteção de patrimônio dos sócios, pois nesse formato de empresa os patrimônios pessoais separam-se dos patrimônios do negócio. Desse modo, a holding oferece segurança jurídica e proteção contra os riscos e processos judiciais.
Como abrir uma holding empresarial?
Para realizar a abertura de uma holding, é necessário ter o suporte de profissionais das áreas contábil, jurídica e fiscal. Dessa maneira, esses profissionais vão te auxiliar a abrir a empresa de maneira correta.
De forma resumida, confira as etapas para abrir uma holding:
- Realize uma análise de todo o patrimônio do negócio envolvido;
- Reúna os dados dos negócios e dos sócios;
- Defina o regime tributário da empresa;
- Determine o tipo de negócio;
- Crie e registre o contrato social;
- Transfira as quotas e ações para o instituidor do patrimônio.
O Grupo Coan é a opção ideal para te auxiliar com a abertura da sua holding empresarial
Realizar a abertura de uma holding empresarial não é uma tarefa simples, é necessário reunir documentos, lidar com processos e preencher formulários que exigem conhecimento técnico.
Por isso, o Grupo Coan é a melhor opção para te ajudar nesse momento. Conheça os nossos serviços, converse com o nosso time e solicite o seu orçamento!
Os comentários estão fechados.