Como uma holding de incorporação e participações societárias pode ajudar a proteger o seu patrimônio

Entenda o que é e como uma holding de incorporação e participações societárias pode ajudar a proteger o seu patrimônio!

Uma das maiores preocupações dos empreendedores é como deixar o seu patrimônio protegido. A holding de incorporação e participações societárias se tornaram as opções ideais para atingir esse objetivo.

A holding tem a finalidade de controlar e exercer influências sobre outras empresas. Apesar de existir vários tipos de holding, é muito comum ver a sua atuação no mercado imobiliário através da holding de incorporação.

Desse modo, continue acompanhando este conteúdo para entender o que é e como uma holding pode ajudar na proteção do seu patrimônio. 

O que é uma holding?

A palavra “holding” é uma derivação do verbo inglês “to hold” que significa “segurar”. No universo corporativo, a holding é uma sociedade que exerce controle sobre outras empresas. 

Isso quer dizer que uma holding é a empresa gestora de participação social sobre outras empresas e, dessa forma, ela é a que realiza a tomada de decisão e a gestão das demais empresas.

O que é uma holding de incorporação e participações societárias?

A holding de incorporação de participações societárias centraliza a gestão de empresas que possuem sociedades próprias. 

Portanto, isso quer dizer que, neste caso, a holding assume a responsabilidade de proteger os acionistas minoritários quando estes preferem não se envolver nas atividades comerciais. 

A empresa atua exclusivamente como gestora e, geralmente, possui profissionais especializados em administração que estabelecerão estratégias, vão traçar e realizar planos e tomarão decisões apropriadas às condições econômicas do negócio.

O que fazer para uma empresa ser considerada holding?

Para ser considerada uma holding, é necessário que a empresa seja responsável por pelo menos 51% das ações de todas as empresas do grupo.

Assim, as demais empresas do grupo passam a ser chamadas de empresas subsidiárias e a holding de empresa-mãe, que centraliza a administração do negócio e exerce poder sobre as decisões administrativas, financeiras e políticas.

Como a holding pode ajudar na proteção do patrimônio dos sócios do negócio?

A holding atua na proteção de patrimônio dos sócios, pois nesse formato de empresa os patrimônios pessoais separam-se dos patrimônios do negócio. Desse modo, a holding oferece segurança jurídica e proteção contra os riscos e processos judiciais.

Como abrir uma holding empresarial?

Para realizar a abertura de uma holding, é necessário ter o suporte de profissionais das áreas contábil, jurídica e fiscal. Dessa maneira, esses profissionais vão te auxiliar a abrir a empresa de maneira correta.

De forma resumida, confira as etapas para abrir uma holding:

  • Realize uma análise de todo o patrimônio do negócio envolvido;
  • Reúna os dados dos negócios e dos sócios;
  • Defina o regime tributário da empresa;
  • Determine o tipo de negócio;
  • Crie e registre o contrato social;
  • Transfira as quotas e ações para o instituidor do patrimônio.

O Grupo Coan é a opção ideal para te auxiliar com a abertura da sua holding empresarial

Realizar a abertura de uma holding empresarial não é uma tarefa simples, é necessário reunir documentos, lidar com processos e preencher formulários que exigem conhecimento técnico.

Por isso, o Grupo Coan é a melhor opção para te ajudar nesse momento. Conheça os nossos serviços, converse com o nosso time e solicite o seu orçamento!

Um comentário sobre “Como uma holding de incorporação e participações societárias pode ajudar a proteger o seu patrimônio

Os comentários estão fechados.