A folha de pagamento é um documento de grande importância para a empresa. Afinal, ela conta com dados sobre a vida do funcionário na empresa, jornada de trabalho, rendimentos e diversas outras informações relevantes.
Além disso, quando o cálculo é feito com atenção e detalhado com cautela, assegura que todas as obrigações como impostos sejam pagos corretamente. Contudo, o problema para a grande maioria dos empreendedores é como montar da melhor forma a folha de pagamento.
Se você também tem essa dúvida, preparamos um conteúdo especial. Fique e saiba como evitar erros e retrabalhos!
ENTENDA PORQUE ORGANIZAR A FOLHA DE PAGAMENTO
Como destacamos anteriormente, esse é um documento para a empresa e por conter dados importantes do empregado, deve estar sempre bem descrito e coerente. O cálculo da folha de pagamento deve ser feito com atenção para evitar problemas para ambas as partes.
Além disso, para manter os direitos dos colaboradores sempre resguardados, é essencial prezar por discriminar todos os dados exigidos pela legislação. Assim, todo o time se mantém motivado de que os seus direitos estão em dia, evitando stress para o financeiro.
Por fim, mais importante até mesmo do que entender os motivos que levam a manter em dias o registro da folha de pagamento é os processos que devem ser feitos para evitar problemas. Ou seja, tomar decisões que anulem qualquer possível erro, mantendo a folha precisa além de atualizada.
3 DICAS PARA MONTAR A FOLHA DE PAGAMENTO DA MELHOR FORMA
Estar preparado e principalmente saber tudo aquilo necessário na folha de pagamento é essencial para uma empresa que deseja evitar problemas com a Consolidação das Leis Trabalhistas.
Assim, para auxiliar no seu processo de cuidar da melhor forma da sua folha, separamos algumas dicas essenciais. São elas:
1. DETERMINE COM ANTECEDÊNCIA O QUE DEVE CONSTAR NA FOLHA DE PAGAMENTO
Na elaboração da folha de pagamento o planejamento é essencial para evitar erros e retrabalho. Por isso, separe todos aqueles dados que devem constar no documento e evite problemas na elaboração da folha.
Os principais pontos a serem observados pelo gestor são:
Atividade realizada;
- Dados cadastrais;
- Remuneração;
- Benefícios;
- Forma de pagamento.
2. SEPARE AS FUNÇÕES PARA CLASSIFICAR OS COLABORADORES
Como esse é um documento que contém todo o histórico do trabalhador na empresa, ele também pode precisar dessa folha. Por isso, para evitar que um dia ele fique vulnerável, facilite a descrição para apuração de valores em casos de:
- Férias;
- Horas extras
- Pedido de demissão.
3. BENEFÍCIOS ESPECIAIS
Para uma folha de pagamento bem elaborada é essencial ter atenção quanto ao registro e descrição dos benefícios especiais. Por exemplo:
- Adicionais;
- Licença maternidade;
- Comissões (se for o caso);
- Participação nos lucros e outros.
CONTE COM UMA CONTABILIDADE E MELHORE A SUA FOLHA DE PAGAMENTO
A escolha de uma assessoria contábil de sua confiança como a Coan Contabilidade pode otimizar os seus processos de emissão e registro da folha de pagamento. Assim, fale agora mesmo com um dos nossos especialistas e saiba como podemos te ajudar!