Holding patrimonial: o que é e quais são as vantagens

homens montando uma holding patrimonial

Certamente, a holding patrimonial é um dos tipos de holdings mais usadas nos últimos tempos, pois tem o objetivo de administrar os bens imóveis de um grupo de pessoas. Assim, constitui uma garantia para uma gestão profissional dos bens da sociedade. 

Para entender como funciona esse tipo de holding, continue lendo esse artigo da Coan e conheça as principais características dessa modalidade. Além disso, veja as principais vantagens obtidas com a sua constituição. 

O que é uma holding patrimonial?

De uma maneira simples, uma holding patrimonial é uma empresa criada com o objetivo de administrar os bens imóveis de um grupo de pessoas. Certamente, é muito usada para imóveis que geram renda de aluguel ou são adquiridos para ganhar com a venda futura.

É preciso esclarecer que uma holding é uma modalidade de empresa constituída para controlar outras empresas, que foi criada pela Lei nº 6.404/1976, Lei das S.A. Assim, a sua principal finalidade é a participação acionária em outras empresas.

O que significa que não realiza operações comerciais ou industriais. Com toda a certeza, a holding patrimonial é uma opção para facilitar a gestão e a transmissão do patrimônio aos herdeiros, além de obter benefícios fiscais e sucessórios.

Quais são as vantagens de uma holding patrimonial?

Por certo, esta modalidade de holding apresenta diversos benefícios para a gestão do patrimônio constituído. Em seguida, veja as principais vantagens deste tipo de holding:

1.º – Maior controle patrimonial

É possível ter o controle de todo o patrimônio empresarial por apenas uma pessoa jurídica. Sem dúvida, facilita a gestão patrimonial e evita a dilapidação do mesmo pela gestão de pessoas inexperientes. 

2.º – Proteção patrimonial

Facilita a proteção dos bens dos sócios, em caso de dívidas da pessoa física, pois foram transferidos para a pessoa jurídica. 

3.º – Facilita o planejamento sucessório

Com a holding patrimonial, é possível estabelecer critérios para a herança, o que facilita o planejamento sucessório e evita conflitos entre herdeiros. 

4.º- Gestão profissional do patrimônio

A holding permite realizar uma gestão profissional do patrimônio, priorizando os interesses patrimoniais, evitando a interferência de interesses pessoais dos sócios nessa administração. 

5.º – Redução de impostos

Essa é uma das grandes vantagens da holding patrimonial, pois gera uma economia tributária. Isso porque a tributação da pessoa jurídica tem alíquotas menores do que as da pessoa física.

Como constituir uma holding patrimonial?

Para constituir uma holding patrimonial, os interessados podem escolher entre a natureza jurídica de uma Sociedade Anônima ou uma Sociedade Limitada. Assim, é preciso realizar alguns procedimentos para garantir que todos os detalhes sejam atendidos. Veja a seguir:

1.º – Elaboração do contrato social;

2.º – Definição do objeto social;

3.º – Obtenção de inscrição nos órgãos competentes;

4.º – Nomeação de um administrador.

A constituição de uma holding é um processo complexo, principalmente tendo em vista todas as definições societárias e sucessórias. Por isso, é essencial contar com o apoio de uma empresa especializada na área.

Se quiser mais informações sobre o assunto, acesse Coan e aproveite para conhecer soluções para a sua empresa.