Saber se o MEI precisa ter contador é essencial para promover uma administração empresarial eficiente e conforme a legislação vigente. Uma das grandes vantagens de ser MEI é a simplicidade na gestão do negócio, especialmente no que diz respeito às obrigações tributárias e contábeis.
Mas, será que o MEI precisa contratar os serviços de um contador? A resposta pode surpreender, pois não é tão simples assim. Entenda melhor, lendo o texto abaixo.
MEI precisa ter contador?
O MEI surgiu para formalizar pequenos empreendedores, oferecendo um regime tributário simplificado e com poucas obrigações burocráticas. Entre suas principais responsabilidades estão o pagamento mensal do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), que inclui tributos como INSS, ISS e ICMS.
Além disso, deve-se fazer a entrega da Declaração Anual de Faturamento (DASN-SIMEI) até 31 de maio de cada ano, e a emissão de notas fiscais quando prestar serviços ou vender para pessoas jurídicas.
Embora a legislação não especifique que o MEI precisa ter contador, o apoio contábil pode ser útil e facilitar a gestão em algumas situações, além de garantir que não haverá erros nas declarações.
Quando o MEI deve contratar um contador?
A Receita Federal, por meio do Portal do Empreendedor, oferece algumas ferramentas que auxiliam o MEI. Mas existem ocasiões em que o MEI precisa ter contador. Aqui estão alguns exemplos:
- Crescimento do negócio: se o faturamento do MEI se aproximar do limite de R$81 mil anuais, é recomendado contar com a orientação de um contador para garantir que ele não seja ultrapassado. E ainda, se preparar para o desenquadramento como microempreendedor e o enquadramento para Microempresa (ME).
- Declaração de Imposto de Renda: apesar de contar com um regime simplificado, é comum que o empreendedor no MEI tenha dúvidas ao declarar seu Imposto de Renda Pessoa Física, especialmente quando possui outras fontes de renda além do seu negócio.
- Controle financeiro: é comum que muitos tenham dificuldades no controle das finanças, principalmente na hora de separar as despesas pessoais das empresariais. Ter um contador pode ser útil para organizar essas informações e assegurar a estabilidade financeira do negócio.
- Empréstimos e financiamentos: quando se solicita crédito bancário, as instituições financeiras requerem um balanço patrimonial e outros documentos contábeis, que costumam ser elaborados por profissionais de contabilidade. Embora o MEI não tenha a obrigatoriedade de apresentar esses documentos para fins fiscais, eles podem ser solicitados como forma de agilizar a obtenção de crédito.
Benefícios de contratar um contador
Por mais que o MEI consegue gerenciar a maioria de suas obrigações sozinho, contar com o suporte de um contador oferece várias vantagens. Ao delegar a parte burocrática para um profissional especializado, por exemplo, o empreendedor ganha mais tempo para se concentrar no crescimento do negócio e na execução de suas funções.
Além disso, um contador assegura que todas as obrigações fiscais estejam corretas, prevenindo problemas com o Fisco e evitando multas. Mesmo no regime MEI, o contador pode auxiliar no planejamento tributário, ajudando a reduzir impostos de forma legal, especialmente quando o negócio está em expansão.
A Coan ajuda a você gerenciar as finanças do seu negócio
Ainda que o MEI não tenha obrigação de contratar um contador, o apoio desse profissional pode ser valioso em diferentes momentos da jornada empreendedora. Portanto, conheça a Coan Contabilidade e entenda mais sobre todos os benefícios que um profissional contábil pode trazer.
Com uma equipe especializada, conseguimos auxiliar o MEI a manter suas obrigações em dia, além de oferecer dicas valiosas sobre como crescer mais. Ente em contato!