A ANBC – Associação Nacional dos Bureaus de Crédito estabeleceu essa medida, que passa a valer a partir do dia 17 de abril, em virtude da crise causada pela pandemia do coronavírus, e vai valer por um período de 90 dias.
Através de um comunicado, a ANBC destaca a importância de se manter o fluxo de informações para avaliação do crédito. Entretanto, ao mesmo tempo, entendem que é necessário abrir espaço para que credores, consumidores e empresas conversem e renegociem seus créditos de forma responsável, para que a economia e o bem-estar social se restabeleçam de forma sustentável.
Quatro em cada dez (38,8%) brasileiros adultos estavam negativados em fevereiro — o equivalente a 60,8 milhões de pessoas, de acordo com levantamento mais recente realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). No segundo mês de 2020, o volume de consumidores com contas atrasadas cresceu 1,23% em relação ao mesmo período do ano anterior, o que representa uma desaceleração no crescimento da inadimplência no país — em janeiro, a taxa era de 1,38%.