A auditoria em condomínio consiste em avaliar todas as movimentações financeiras referentes a um determinado período para garantir que as contas estejam em dia e evitar fraudes. A transparência é um dos fatores essenciais quando o assunto é lidar com o dinheiro de um condomínio, até porque se tratam de valores referentes a diversas pessoas. Por isso, é importante que o síndico registre todas as entradas e saídas, pagamento de despesas e investimentos, para as informações serem acessíveis.
Além disso, é importante propor uma assembleia sempre que for preciso tomar alguma decisão que envolva os interesses dos moradores. Leia o artigo a seguir e saiba mais.
Auditoria em condomínio: entenda mais
A realização de uma auditoria é algo comum e, mais do que isso, necessário para que os moradores do condomínio tenham a garantia de que o valor pago mensalmente está sendo usado corretamente e aplicado em melhorias para o condomínio.
Portanto, esse é o momento de avaliar todos os documentos, registros e notas fiscais, e então fazer as contas e as comparações necessárias para certificar-se de que as informações passadas sobre as movimentações financeiras, podem ser devidamente comprovadas.
Dessa forma, deve-se avaliar minuciosamente tanto os dados registrados no livro-caixa como os extratos bancários e, garantindo assim a autenticidade das informações. Após a avaliação e análise, quando não se encontra nenhum erro, há maior credibilidade para o síndico e muito mais satisfação por parte dos condôminos. Porém, quando há divergências é preciso tomar algumas medidas.
Entre elas, é preciso descobrir onde está o erro ou divergência. Porém, é importante não levantar suspeitas de fraudes no primeiro momento. É necessário primeiro avaliar os sistemas de registros para analisar se não há complicações ou erros de sistema.
Além disso, é preciso descobrir para que os valores foram destinados e quando, e somente tomar decisões mais sérias com base em provas. É importante lembrar que, ainda que seja uma situação de nervos à flor da pele, acusar as pessoas de roubo ou fraude sem ter como provar é crime.
Ao final da auditoria de condomínio é importante entender como os processos estão funcionando e se o planejamento está sendo colocado em prática. Esse, por sua vez, deve-se elaborar em reunião de condomínio com os moradores para que se tome decisões em comum acordo.
Quanto custa uma auditoria de condomínio e quem pode fazer?
O valor de uma auditoria em condomínio varia conforme a quantidade de unidades do local e de qual a periodicidade da avaliação. Uma auditoria mensal, por exemplo, gira em torno de R$600,00, com variações para mais ou para menos.
O profissional responsável para realizar a auditoria é o contador, ele deve ter seu registro no CRC – Conselho Regional de Contabilidade.
Conte com os serviços da Coan Contabilidade
Na Coan, você encontra serviços contábeis e consultoria completa para realizar auditoria em condomínio. Nossa equipe tem profissionais altamente capacitados, especializados e experientes.
Oferecemos assessoria e consultoria fiscal, gerencial, legislação trabalhista, perícia, auditoria contábil, entre outros serviços. Estamos preparados para atender as necessidades de nossos clientes.
Faça contato conosco para saber como nossas soluções podem ajudar sua empresa a promover uma gestão eficiente e promissora.