O alvará de bombeiros para empresa é um documento essencial, por comprovar a capacidade física do edifício, inclusive atestando sua adequação para o funcionamento. Portanto, prédios comerciais ou industriais devem apresentar este atestado, além da estrutura física, o alvará confirma se as dependências estão adequadas para emergências, para proteger ao máximo a vida humana.
Os canais de emissão variam de um estado para outro, mas em todos é preciso acessar o site do Corpo de Bombeiros Militar do estado para solicitar o documento. Prossiga com a leitura deste artigo para saber o passo a passo para obter um documento tão importante e indispensável, segundo a legislação vigente.
Alvará de bombeiros para empresa: veja o passo a passo a seguir
1. Adequar o projeto de Proteção Contra Incêndio – PCI
Deve-se apresentar esse projeto no momento de solicitar o alvará de bombeiros para empresa. Por isso, precisa estar devidamente adequado conforme as exigências legais para obter a aprovação e seguir para o próximo passo.
2. Instalar os equipamentos de combate a incêndio?
Quando o projeto contra incêndio estiver aprovado, é preciso reavaliar o espaço e providenciar a instalação de equipamentos ou adequar os que já existem ali. Assim, é importante se atentar às exigências, uma vez que elas são diferentes conforme o tipo de edificação. Por exemplo, os extintores de incêndio devem se adequar à categoria e com a quantidade proporcional ao tamanho do espaço físico.
É preciso que os detectores de fumaça, bem como os alarmes de incêndio, os sprinklers e as portas corta-fogo estejam devidamente instalados. Além de mangueiras de incêndio de sistema de hidratantes bem localizados e sinalizados.
3. Promover treinamentos periódicos
Os treinamentos periódicos são essenciais para os colaboradores saberem o que fazer em momentos de incidentes, assim como para que consigam localizar os equipamentos. Assim, é necessário que os eventos sejam dinâmicos e com simulação de possíveis situações de desastre, preparando todos para reações assertivas.
4. Emissão de laudos e atestados.
O quarto passo para a emissão do alvará do corpo de bombeiros para empresa é a emissão de laudos e atestados. Eles são emitidos pela empresa que criou o Projeto Contra Incêndio. Após a instalação, adequação e treinamento dos colaboradores, realiza-se uma nova vistoria para conferência da implantação de todo o projeto.
5. Emissão do Alvará de bombeiros para empresa
O último passo para a emissão do documento é solicitar vistoria do Corpo de Bombeiros Militar. Após aprovação, o Alvará é expedido com validade de 5 anos. Então, ao final deste prazo, o processo se reinicia para obtenção de um novo documento.
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