Buscando alternativas para alavancar as finanças do seu negócio? Preparamos uma lista com alguns relatórios gerenciais que você precisa conhecer e acompanhar de perto.
Não acompanhar relatórios que demonstram o desempenho das suas empresas é um dos maiores erros dos empreendedores e empresários que não conseguem chegar onde almejam.
Relatórios são parte fundamental de todo e qualquer negócio, independente do seu porte ou segmento, principalmente, aqueles que auxiliam na gestão financeira dos negócios.
Relatórios gerenciais podem alavancar as finanças e os resultados dos seus negócios. Confira alguns deles:
1.Demonstração de Resultados do Exercício – DRE
A Demonstração de Resultados do Exercício (DRE) é um relatório muito abrangente, funcionando como um verdadeiro extrato que retrata a saúde financeira das empresas.
Por meio do DRE os gestores podem acompanhar a evolução das receitas e despesas dos seus negócios, além de conhecer o lucro ou prejuízo apurado em cada período.
Além de contribuir para a gestão dos negócios, um DRE com resultados positivos e lucros crescentes pode ser um grande aliado na obtenção de financiamentos e na captação de investidores.
2.Relatório de Fluxo de Caixa
Quando o assunto é a gestão financeira empresarial, o Demonstrativo de Fluxo de Caixa -DFC está entre os relatórios gerenciais de maior importância para as empresas.
Por meio desse tipo de relatório, os gestores conseguem acompanhar de perto as entradas e saídas em determinado período e o capital de giro disponível para manutenção dos negócios e investimentos.
O empresário que acompanha o andamento do seu fluxo de caixa, dificilmente tomará decisões equivocadas ou assumirá compromissos pelos quais não pode pagar.
3.Relatório de Contas a Pagar
Tão importante quanto acompanhar a evolução do Fluxo de Caixa, é o acompanhamento dos compromissos a pagar.
Os relatórios de contas a pagar apresentam detalhes sobre os compromissos financeiros assumidos pela empresa, incluindo informações como:
- Valor;
- Data de Vencimento;
- Número de Parcelas;
- Número da Fatura ou Nota Fiscal;
- Dados do Credor.
Com um relatório de contas a pagar completo e organizado, sua empresa paga as contas em dia, evita juros e multas e não assume compromissos incompatíveis com a sua capacidade de pagamento.
4.Relatório de Contas a Receber
Por sua vez, o relatório de contas a pagar funciona como um espelho de tudo o que a empresa possui para receber no mercado e de seus clientes, seja no curto, médio ou longo prazo.
Acompanhar esse tipo de relatório é fundamental para projeção de fluxo de caixa e tomada de decisões baseadas nos recursos que a empresa espera receber no futuro.
5.Relatório de Vendas
Por fim, quando o assunto são relatórios gerenciais para alavancar as finanças do seu negócio, não poderíamos deixar de destacar a importância dos relatórios de vendas.
Vendas são fundamentais para toda e qualquer empresa, independente do seu segmento, porte ou região geográfica.
O empresário e empreendedor precisa conhecer e acompanhar de perto a evolução de vendas dos seus negócios, para que assim, possa tomar decisões estratégicas em favor dos seus negócios.
Gostou do artigo? Então, continue acompanhando o blog da Coan Contábil para ter acesso a mais conteúdos.