Qual a diferença entre custo e despesa da empresa?

Qual a diferença entre custo e despesa da empresa?

Quando se fala na diferença entre custo e despesa, fala-se principalmente em como esses valores que saem do caixa, afetam o fluxo como um todo. Tanto o custo quanto a despesa são valores de saída, mas que não podem ser classificados da mesma maneira, nem  afetam o fluxo de caixa da mesma forma.

De maneira básica e resumida, os custos estão diretamente ligados à produção de bens ou serviços da empresa, já despesas não têm um impacto direto no produto final. Entenda neste artigo Coan como fazer a diferenciação desses dois elementos.

Caso ainda tenha dúvidas ao fim da leitura, não hesite em perguntar às pessoas especialistas da Coan.

Entenda a diferença entre custo e despesa

Custo é aquilo que está relacionado à produção; despesa é aquilo que está relacionado à administração. Ou seja, aqueles gastos que são correspondentes à área comercial, cuidados com as finanças, marketing, entre outros elementos do gênero, são despesas.

Custos da empresa são aqueles relacionados ao reestoque, à compra de maquinário para melhorias na produção, pesquisas para o aprimoramento da linha de produção e assim por diante. Tudo aquilo que esteja relacionado com a produção ou realização da atividade-fim, é um custo.

Além de saber a diferença entre custo e despesa, também é importante saber classificar os custos em suas especificidades e da mesma forma, as despesas.

Quais as definições de custo?

O custo pode ser classificado enquanto:

  • Custo de transformação: O custo de transformação é aquele associado à transformação da matéria-prima em um produto;
  • Custo primário: Custos primários são gastos essenciais com recursos necessários para a produção, como exemplos pode-se citar os gastos com embalagens ou mão de obra direta;
  • Custo direto: Custos diretos são aqueles diretamente associados à produção, como a compra de matéria-prima;
  • Custo indireto: Custo indireto é aquele não necessariamente associado à produção, mas que afeta-a, como o da troca de maquinário de produção.

Quais as definições de despesas?

Despesas fixas podem ser aquelas como conta de água, salário de pessoas colaboradoras, ou mesmo aluguel de espaços de venda ou de produção. 

Despesas variáveis são aquelas que não possuem uma estrutura consistente, mês a mês, mas que se repetem, a exemplo dos custos com campanhas de marketing, comissão de pessoas vendedoras e afins.

Estudar a diferença entre custo e despesa é essencial para a boa gestão financeira

Para que a gestão financeira de uma empresa reflita perfeitamente o estado em que ela se encontra, é necessário entender bem os custos e as despesas para a manutenção da operação, realizar um bom acompanhamento de fluxo de caixa, e acima de tudo, ter boas métricas de desempenho.

Nesse cenário, assessorias como a oferecida pela Coan, são capazes de solucionar as necessidades das pessoas empreendedoras. Caso tenha curiosidade de entender como os serviços da empresa podem ajudar no desempenho de seu negócio, converse com uma das pessoas especialistas da Coan agora mesmo.
Não esqueça de conferir os conteúdos anteriores que foram publicados no nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *