Comumente os contribuintes erram ao pagar os seus tributos, mas não são somente ele e por isso existe a recuperação tributária. Isso acontece devido ao simples fato do Governo também errar na cobrança de tributos e realizar cobranças indevidas.
Claro, as responsabilidades de uma empresa são várias para que ela evite problemas com o fisco. Por isso, diante de tantas obrigações é comum que esses valores a mais passem despercebidos.
Neste conteúdo, você entenderá mais sobre a recuperação de impostos e principalmente como ela funciona. Evite prejuízos em sua empresa. Para isso, basta apenas acompanhar a breve leitura a seguir!
ENTENDA O QUE É A RECUPERAÇÃO DE IMPOSTOS
Como destacamos, não é incomum que muitos empreendedores acabem pagando uma carga de impostos maior que o necessário. Porém, isso também pode acontecer com o Governo em suas cobranças que por sua vez pode cobrar valores ainda mais altos das empresas.
Para resolver problemas como esses de cobranças indevidas a única solução é recorrer a uma recuperação de impostos. Esse serviço analisa minuciosamente se houve valores pagos a mais e documenta tudo para recuperar esse saldo.
A partir do momento em que um gestor percebe que teve uma cobrança maior do que a necessária ou pagou algum valor a mais, ele tem todo direito de recorrer a uma recuperação de impostos. Afinal, esse é um direito comum a todo nicho e porte de empresa, sem exceções.
TODOS TÊM DIREITO A UMA RECUPERAÇÃO DE IMPOSTOS?
Como destacamos anteriormente, sim. Toda empresa, seja ela de pequeno ou médio porte e de qualquer nicho comercial, pode e deve recorrer a um serviço como esse. Contudo, para haver a recuperação de valores, é preciso reunir provas da cobrança indevida.
VANTAGENS DA RECUPERAÇÃO DE IMPOSTOS
A redução da carga tributária da empresa é um dos principais benefícios adquiridos com a recuperação de impostos. Além disso, essa vantagem impacta positivamente no seu desempenho em relação aos demais concorrentes no mercado.
Durante o processo todos os erros financeiros são mapeados e por isso é possível identificar e resolver outras falhas do financeiro para evitar problemas maiores no futuro. Por isso, os ajustes permitem que problemas como esses tornem a acontecer.
DESCUBRA QUAIS SÃO OS IMPOSTOS QUE PODEM SER RECUPERADOS
Infelizmente não são todos os impostos que podem ser recuperados. Por isso, para sanar as principais dúvidas, separamos uma lista a seguir:
FEDERAIS
- IRPJ- Imposto de Renda de Pessoa Jurídica;
- CSLL- Contribuição Social sobre Lucro Líquido;
- COFINS- Contribuição para Financiamento da Seguridade Social;
- PIS- Programa de Integridade Social;
- IPI- Imposto sobre Produtos Industrializados;
- INSS – Instituto Nacional da Seguridade Social;
- FGTS- Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.
MUNICIPAIS
- ITBI- Imposto de Transmissão de Bens Imóveis;
- ISS- Imposto Sobre Serviço;
- IPTU- Imposto Sobre Propriedade Territorial Urbana.
ESTADUAIS
- ICMS- ST- ICMS – Substituição Tributária;
- ICMS- Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.
CONTE COM A COAN CONTABILIDADE PARA RECUPERAÇÃO DE IMPOSTOS
Precisa de ajuda com a sua recuperação de impostos? Então, fale agora mesmo com um dos nossos especialistas. A Coan Contabilidade está pronta para atender as necessidades da sua empresa.
Para esses e outros assuntos, acompanhe o nosso blog!