Você sabe o que é, como funciona e quais empresas podem se beneficiar da apuração de créditos tributários e recuperação de impostos?
Uma pesquisa recente do IBGE em parceria com o Impostômetro conclui que cerca de 95% das empresas brasileiras pagam mais impostos que o necessário.
Em meio ao percentual significativo, é muito provável que a sua empresa esteja enquadrada no grupo de empresas que pagam impostos em excesso.
No entanto, a boa notícia é que com o apoio da Coan Contábil sua empresa pode deixar de fazer parte desse tipo de estatística e, além disso, recuperar até 5 anos de impostos pagos indevidamente.
Deseja saber como e entender mais sobre o assunto? Continue conosco e acompanhe todos os detalhes deste importante conteúdo.
O que é recuperação de impostos?
A recuperação de impostos é um serviço desenvolvido por uma equipe especializada de auditores que identifica impostos pagos indevidamente e solicita a restituição dos valores.
Veja como funciona o serviço de auditoria e recuperação de impostos:
1. Revisão e auditoria: Especialistas verificam a folha de pagamento dos últimos 5 anos, buscando impostos pagos à maior ou indevidamente.
2. Captação de dados: Coletamos as informações presentes nas notas fiscais e arquivos XML dos últimos 5 anos.
3. Análise tributária: Nossos softwares cruzam todas as informações e emitem relatórios detalhados com os impostos e valores que podem ser recuperados de forma totalmente legal.
4. Data dos créditos: Com base nos relatórios, sua empresa decide quando se creditar e solicitar a compensação dos créditos.
5. Recebimento dos créditos: Os valores são creditados diretamente na conta bancária da empresa, após o pedido de restituição ser deferido pela Receita Federal.
Quem pode solicitar a recuperação de impostos?
Toda e qualquer empresa que pagou impostos em excesso ou de forma indevida nos últimos 5 anos pode solicitar a recuperação de tributos, dentre elas, empresas do Simples Nacional e do Lucro Presumido.
Confira alguns exemplos por segmento:
- Restaurantes;
- Fast food;
- Padarias;
- Bares;
- Lanchonetes;
- Casas de shows;
- Supermercados;
- Mercados;
- Conveniências;
- Revenda de GLP;
- Lojas de autopeças;
- Revenda de pneus;
- Revenda de baterias;
- Farmácias;
- Perfumarias;
- Drogarias.
Quais impostos podem ser recuperados?
Os impostos que podem ser recuperados variam de acordo com o segmento de atuação da empresa, regime tributário e impostos pagos de forma indevida.
Dentre as possibilidades, podemos destacar:
- IRPJ – Imposto de Renda Pessoa Jurídica;
- CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido;
- CPP – Contribuição Previdenciária Patronal;
- PIS – Programa de Integração Social;
- COFINS – Contribuição para Financiamento da Seguridade Social;
- IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados;
- ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços;
- ICMS ST – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços Substituição Tributária.
Para saber mais sobre a recuperação de impostos e solicitar uma análise completa dos possíveis créditos fiscais da sua empresa, conte com o apoio e assessoria da Coan.
A COAN prioriza a qualidade no atendimento e nos serviços, é uma contabilidade certificada ISO9001, com mais de 40 anos de mercado e tradição!