Você sabe calcular a margem de lucro e-commerce?

Para calcular a margem de lucro e-commerce use a fórmula que calcula a divisão do lucro pela receita total e multiplica o resultado por 100.

Os empresários que desejam saber a margem de lucro e-commerce devem fazer os cálculos do lucro obtido, dividindo-o pela receita total e multiplicando por 100. Com o resultado em mãos é possível saber se a sua loja virtual está proporcionando a lucratividade desejada.

Por isso, é importante manter o controle sobre o caixa da empresa, registrando todas as entradas e saídas. Dessa forma, será muito mais fácil saber o faturamento e assim encontrar a margem de lucro. 

Prossiga com a leitura desse artigo para saber mais sobre esse assunto. 

Margem de lucro e-commerce: qual a média ideal 

Embora possa haver variações, a margem de lucro e-commerce fica na porcentagem de 15% a 20%. No entanto, essa porcentagem pode ser maior, devido à influência de vários fatores. 

São eles: 

  • Concorrência; 
  • Custos da produção e operacionais; 
  • Demanda; 
  • Preço de venda. 

Alguns segmentos oferecem maior lucratividade. Veja exemplos: 

  • Roupas e calçados; 
  • Eletroeletrônicos e eletrodomésticos; 
  • Itens de higiene e limpeza; 
  • Alimentação; 
  • Artigos esportivos, entre outros. 

É importante ressaltar que a fórmula usada para calcular a margem de lucro do e-commerce, serve apenas para esse fim, não demonstrando a real situação financeira da empresa. 

Ou seja, ela mostrará como um determinado serviço ou produto está sendo aceito no mercado e qual a lucratividade em sua comercialização. 

Portanto, nos cálculos feitos para saber a margem de lucro, é preciso saber qual o custo da matéria-prima e da mão de obra. Ao saber o resultado é preciso dividi-lo pelo preço de venda do produto ou serviço. 

O modelo de negócio influencia diretamente na obtenção de lucros. Ou seja, ele define como a sua marca entrega valor ao seu potencial cliente. 

Por isso, ele precisa ser estruturado de tal forma, que a composição dos elementos em sua marca demonstrem os objetivos da empresa e como ela os coloca em prática. 

Conheça os 3 tipos de margem de lucro e-commerce

É possível saber os três tipos de margem de lucro. São elas: lucro obtido, lucro operacional e lucro líquido. A seguir, veja a definição de cada um: 

  • Lucro bruto: é obtido ao calcular a receita total, deduzindo as despesas relacionadas aos custos operacionais; 
  • Lucro operacional: é o resultado obtido da subtração do valor obtido por meio das operações referentes às atividades principais, deduzindo as despesas do setor. 
  • Lucro líquido: é o valor obtido com a comercialização do produto ou serviço, após descontar as despesas, custos operacionais e tributos. 

Conte com a Coan Contabil para auxiliar na gestão do seu negócio

Além de saber a lucratividade do seu negócio, é importante estar atento às questões legais, tais como pagamento de tributos e entrega das obrigações acessórias. 

Com a Coan Contabil você encontra todo o suporte que precisa para atender a legislação vigente, além de assessoria para tomar as melhores decisões para o crescimento da sua empresa. 

Entre em contato conosco ainda hoje para conhecer as melhores soluções contábeis para o seu negócio. Somos especialistas em micro e pequenas empresas. Além disso, auxiliamos na estruturação do seu e-commerce e no atendimento às exigências legais.