Como abrir uma empresa: veja agora nosso guia completo

Para abrir uma empresa é preciso definir a ideia do negócio, forma de atuação e a estrutura jurídica. Entenda mais sobre.

Saber como abrir uma empresa é o primeiro passo para ter um negócio de sucesso. Embora empreender pareça uma ação empolgante, é importante saber que ela é cheia de desafios. Sendo assim, elaborar um plano de negócio com todos os seus objetivos e estratégias que deverão ser colocadas em prática para alcançar os resultados esperados é um passo fundamental para alcançar o sucesso.

Para te auxiliar neste processo tão importante, separamos algumas dicas importantes. Confira abaixo:

Como abrir uma empresa: conheça nossas 5 dicas

1. Defina sua ideia de negócio 

Além da necessidade de ganhar dinheiro, é importante que o empreendedor identifique uma demanda do seu público-alvo que ainda não foi atendida, seja oferecendo um produto ou serviço.

Além disso, faça uma pesquisa de mercado para avaliar a viabilidade do seu empreendimento e analisar quais são seus potenciais concorrentes. A partir destas informações, elabore um plano de negócio estratégico com seus objetivos, prazo para alcançá-los, fontes de recursos para investimento e previsibilidade de ganhos.

2. Conte com auxílio profissional

Essas duas decisões são muito importantes e influenciam nas questões financeiras do seu negócio. A estrutura jurídica está relacionada ao formato, ou seja, define se sua empresa será MEI, ME, Sociedade Limitada, entre outros. 

Essa escolha está ligada ao limite de faturamento anual. Por exemplo, quem é MEI não pode faturar mais que R$81.000,00 ao ano. Além disso, há também o enquadramento tributário, que nada mais é que a escolha do regime tributário conforme a atuação da sua empresa. No Brasil, os três são Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

Por isso, devido a quantidade de informações que precisam de alinhamento, contar com o auxílio de um contador é primordial. Assim, garante que a empresa entregue suas obrigações acessórias e contábeis conforme legislação vigente. Este profissional será o responsável por resolver todas as questões burocráticas referentes ao processo de abertura da empresa. E, além disso, disponibilizar orientações sobre a gestão financeira do negócio.

3. Defina o formato do seu negócio

Com o avanço da tecnologia, muitas empresas funcionam apenas no digital, isso quer dizer que elas não precisam de uma sede física para estar sempre de portas abertas. É uma modalidade de ação bastante econômica. 

No entanto, essa alternativa não pode ser adotada em todas as modalidades de negócio. Por isso, se a sua empresa precisa de um espaço, avalie a acessibilidade, a visibilidade, a estrutura, tamanho e os custos de manutenção.

Assim, faça uma escolha consciente para não gastar mais do que pode e, ao mesmo tempo, favorecer o bom andamento dos negócios.

4. Invista no atendimento de qualidade

Um dos grandes desafios dos negócios atuais é reter clientes, visto que a concorrência é cada vez mais acirrada. Por isso, investir em um atendimento de qualidade será sempre essencial para alcançar o sucesso.

Dessa forma, se seu negócio for físico, treine sua equipe para que estejam preparados e saibam como lidar com público, oferecendo um atendimento completo. Assim, ele deve ser feito com os negócios que funcionam online. Por isso, invista em tecnologia de ponta, para oferecer um atendimento dinâmico e eficiente.

5. Tenha um bom plano de marketing

Para a sua marca se tornar conhecida é preciso criar estratégias de comunicação que alcancem seu público-alvo. Por isso, aproveite as facilidades da internet e do marketing digital para tornar sua marca conhecida. 

Além disso, participe de eventos em sua comunidade local para fortalecer sua rede de relacionamentos e assim conhecer e conquistar potenciais clientes. 

Como abrir uma empresa? Conte com a Coan

Somos uma empresa com mais de 40 anos de atuação no mercado, por isso, estamos preparados para te orientar sobre como abrir uma empresa. Além disso, prestamos a assessoria contábil e tributária que o seu negócio precisa.

Entre em contato conosco ainda hoje para conhecer nossos serviços. Será um prazer atender você e acompanhar sua jornada de sucesso.