Contabilidade para Advogados: A Arte de Ganhar Casos e Controlar Finanças

A Contabilidade para advogados precisa seguir alguns critérios específicos desse recorte de atuação, prestando atenção a direitos e deveres dos profissionais aplicadores da lei.

Quer sejam profissionais de advocacia que atuam como autônomos (ou Pessoas Físicas), ou aquelas que desejam abrir uma Sociedade de Advocacia, em ambos os casos, a contabilidade para advogados é essencial para garantir a concordância com a legislação tributária.

Partindo de um ponto comum a todos os outros recortes de atuação, a contabilidade para advogados requer o registro correto de todas as receitas e despesas, tal qual o pagamento dos tributos em suas alíquotas delimitadas pelos órgãos reguladores.

Ainda que compartilhe esse pilar essencial com outros recortes, a contabilidade voltada para profissionais do Direito tem diversas especificidades que merecem atenção, especificidades essas que muitas vezes estimulam profissionais a contratar uma assessoria contábil especializada.

A Contabilidade para Advogados e o controle financeiro

A responsabilidade principal da contabilidade é garantir a conformidade dos profissionais de advocacia com a lei fiscal. Registrando e discriminando corretamente receitas e despesas decorrentes da prática advocatícia, a contabilidade para advogados centraliza informações e se torna capaz de também:

  • Auxiliar na gestão financeira;
  • Estudar os custos e possibilidade de redução dos mesmos;
  • Avaliar a lucratividade do escritório e viabilidade de possíveis investimentos;
  • Apreciação da possibilidade de reenquadramento fiscal (em sendo, entender se a atuação ideal da pessoa advogada é enquanto advogada autônoma, associada, ou constituir uma Sociedade de Advocacia);
  • Recuperação de possíveis impostos pagos a mais em ciclos fiscais anteriores (desde que dentro do prazo de 5 anos).

Um sexto ponto ainda pode ser adicionado nesse sentido, mas apenas quando se trata da contratação de uma assessoria contábil especializada. Aqui, fala-se especificamente do alívio de responsabilidades impostas à pessoa advogada.

Tendo em vista que o profissional autônomo não costuma contar com uma equipe própria de contabilidade, terceirizar a responsabilidade de estudar e garantir que todos os deveres fiscais estão sendo atendidos, torna-se também um benefício.

Ganhar casos e controlar finanças por meio da Contabilidade para Advogados

Uma pessoa advogada ou um escritório de advocacia têm de estar atentos aos tributos que incidem sobre suas atividades, a exemplo de:

  • Imposto de Renda de Pessoa Física;
  • Contribuição ao INSS;
  • Imposto sobre Serviços (ISS).

A alíquota do IRPF em específico, pode variar de 7,5% a 27,5%, devendo haver um estudo específico de caso para identificar o valor correto. Pagamentos de impostos abaixo do devido geram inadimplência, riscos legais e acumulação de multas e juros proporcionamis ao tempo de irregularidade perante órgãos reguladores.

Inicie o registro correto de valores com ajuda contábil para evitar problemas. Registre entradas e saídas de forma precisa para uma gestão financeira eficaz.

Contabilidade para Advogados com o Gropo Coan

O Grupo Coan oferece profissionais contábeis especializados na contabilidade para advogados. Dotados de experiência e sendo capazes de orientar e oferecer as melhores soluções para sua atuação enquanto profissional do Direito, a equipe Coan aguarda o seu contato desde já.

Solicite um orçamento, tire suas dúvidas e não deixe de conferir as novidades sempre publicadas no Blog do Grupo Coan.