Início » Qual a Importância das Contas a Receber e a Pagar?
Qual a Importância das Contas a Receber e a Pagar?
Contas a Receber e a Pagar: Do que se trata?
Contas a receber e a pagar são termos utilizados na área de contábeis e têm relação um com o outro, mas as operações envolvidas em cada uma das nomenclaturas apresentam diferenças que são relevantes para a organização financeira de empresas e devem ser de conhecimento de todo empresário que se preocupa com a saúde de seu negócio.
O Grupo Coan elaborou este artigo com o objetivo de explicar o que são contas a receber e a pagar, começando pela definição de cada atividade até suas diferenças e importância desses dois tipos de conta dentro de empresas.
O termo contas a receber se refere às operações de entrada em uma conta da empresa. Significa que todo tipo de valor em dinheiro que entrar na empresa por meio de pagamentos será considerado como uma conta a receber.
Um exemplo disso são os pagamentos de serviços e produtos devidos por clientes, mas também podem ser citados como contas a receber os valores de restituição tributária, rendimentos em aplicações financeiras e outras operações que tenham como movimento a entrada de quantia em dinheiro na conta da empresa. O SEBRAE tem um artigo sobre controle de contas a receber que é uma ótima dica para quem precisa estruturar essa área das finanças da empresa.
Não exatamente o oposto de contas a receber, mas com fluxo direcionado para a saída de valores, há as operações que costumam ser chamadas de contas a pagar. Como o nome indica, se referem às obrigações da empresa envolvendo pagamentos.
Ou seja, tudo que tiver relação com pagamento de valores como contas, tributos, juros de compras e dívidas são consideradas contas a pagar. Enquanto a movimentação de contas a pagar é ativa por se tratar da entrada de dinheiro, contas a receber é chamada de passiva em razão do movimento de saída de valores.
Contas a receber e a Pagar: Qual a importância desse controle?
Como se tratam de operações envolvendo o controle de contas da empresa, é imprescindível que o gerenciamento de contas a pagar e a receber seja feito seguindo métodos de organização e inspeção de informações de modo a evitar que o fluxo de caixa e os saldos da empresa sejam prejudicados pela falta de conhecimento a respeito dos históricos de entrada e saída.
Ter uma equipe especializada na gestão de contas da empresa é essencial para que se evite qualquer tipo de incongruência causada pelo mau direcionamento da área contábil.
A falta de controle de contas pode prejudicar os negócios?
A falta de controle de contas a receber e a pagar pode gerar prejuízos financeiros pela falta de pagamentos ou má gestão de gastos, que podem superar as entradas de contas a receber, caso não se estabeleça um plano de controle bem estruturado. Além disso, a perda de datas para pagamentos tende a gerar juros e mais problemas financeiros. Até mesmo o risco de instabilidade trabalhista pode ser influenciado pela má gestão de contas a pagar, o que não é algo esperado por ninguém que tenha negócios.
Quer ler mais artigos sobre controle financeiro e contabilidade para empresas? Acesse o blog do Grupo Coan.
Artigos Recentes
Artigos por Categoria
Categorias
- Abertura de Empresa
- Alvará
- assessoria
- Auditoria
- Auxilio Emergencial
- BEm
- BPO financeiro
- CNPJ
- Construção Civil
- Contabilidade
- Contabilidade digital
- Contabilidade Gerencial
- Contribuição Sindical
- Coronavírus
- CTR-E
- Departamento Pessoal
- E-commerce
- E-Social
- Economia
- Entidade de classe
- FGTS
- Fisco
- Holding
- Holding Patrimonial
- ICMS
- Importação/Exportação
- Imposto de Renda
- Imposto de Renda (IRPF)
- Imposto de Renda Pessoa Física
- INSS
- Junta Comercial
- Junta Comercial
- Legislação Societária
- LGPD
- Lucro
- Lucro Presumido
- MEI
- NOS CONFORMES
- Nota Fiscal
- Nota Fiscal Eletrônica
- Novidades
- Pandemia
- Patente
- Previdência Social
- PRONAMPE
- Receita Federal
- Reduzir custos
- Reforma Tributária
- Rescisão Contratual
- Rescisão Contratual de Trabalho
- Saque Emergencial FGTS
- Seguro-Desemprego
- Sem Categoria
- Simples Nacional
- Terceirização
- Tributação
- Trocar de Contador
- Uncategorized
- Vistoria