Certificado digital na Paraíba: Benefícios, importância e como obter

Saiba como obter o certificado digital da sua empresa na Paraíba e quais são os benefícios que esse documento eletrônico pode proporcionar

Você já sabe como obter o certificado digital na Paraíba? Então, continue lendo este texto!

O certificado digital é um documento eletrônico que armazena dados da sua empresa. Este certificado pode servir como uma identidade virtual e possui validade jurídica para operações digitais.

Este documento emitido online e é válido por até 3 anos, mas para sua emissão você precisa comprovar alguns dados e fazer a escolha do certificado que mais se enquadra ao modelo do negócio. 

Confira quais os benefícios, importância e como obter o certificado digital na Paraíba!

Para que serve o certificado digital?

O certificado digital serve para garantir a identidade e a integridade da sua empresa durante as negociações e troca de informações no ambiente digital. Além disso, ele promove praticidade, agilidade e segurança em processos burocráticos que antes só poderiam ser resolvidos de forma presencial.

Quais são os benefícios de utilizar o certificado digital?

O certificado digital tem se destacado por apresentar diversas vantagens em relação aos métodos tradicionais.

Por ser um processo digital, elimina todo o custo com materiais físicos e otimiza o espaço no ambiente de trabalho. Outro ponto positivo significativo do certificado digital é a possibilidade de realizar transações à distância, o que torna todo o processo mais ágil e prático.

Veja os principais benefícios da utilização deste documento eletrônico:

  • Vendas online;
  • Assinatura de documentos à distância;
  • Declaração de Imposto de Renda;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Envio de informações internas das empresas.

Como realizar a emissão do certificado digital?

Para realizar a emissão do certificado digital, a contratação de uma autoridade certificadora (empresas autorizadas) para efetuar a emissão do certificado digital (as empresas autorizadas podem ser encontradas no site da ICP Brasil).

É extremamente importante também realizar a identificação do modelo de certificado que se adequa às atividades da sua empresa.

Uma vez que esteja decidido qual modelo de certificado utilizar e a autoridade certificadora (AC), será necessário acessar o site da AC, selecionar o certificado desejado, enviar a documentação exigida para comprovação e agendar um horário em um ponto de atendimento para a validação presencial. 

Após a validação dos dados pela empresa, você estará habilitado para realizar o download (no caso do certificado A1) ou adquirir o dispositivo (no caso do certificado A3).

A validação de certificados digitais por videoconferências foi permitida pelo governo em 2021, desde que a carteira de motorista do titular tenha sido emitida ou renovada após 2017.

Conte com o Grupo Coan para obter o seu certificado digital

A emissão geralmente efetuada online. Dessa maneira sempre bom ter um profissional qualificado no momento da emissão para te auxiliar durante o processo.

O Grupo Coan está pronto para te auxiliar neste momento! Conheça os nossos serviços e converse com nossos especialistas para tirar suas dúvidas referentes a emissão do certificado digital.